Proposta Pedagógica
A Step by Step proporciona às crianças um ambiente acolhedor, rico em estímulos, onde elas desenvolvem suas potencialidades, respeitando e sendo respeitadas em sua individualidade.
Acreditamos que a afetividade é necessária para a formação de pessoas felizes, seguras e capazes de conviver com o mundo que as cercam. Por isso, na Step by Step as crianças têm a oportunidade de interagir com profissionais capacitados, que acreditam na aprendizagem através da construção de vínculos afetivos, contribuindo para a formação de crianças autoconfiantes, que desenvolvem uma imagem positiva de si mesmas.
SÓCIO CONSTRUTIVISMO
BILINGUISMO
CULTURA BRASILEIRA
EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL
A proposta pedagógica da Step by Step está fundamentada no Sócio Construtivismo que defende a participação ativa do indivíduo na construção de conhecimento. Nesta perspectiva, acreditamos que o trabalho a partir de projetos possibilita a criança vivenciar situações desafiadoras que estimulam o raciocínio, a elaboração de hipóteses, a integração entre diferentes áreas de conhecimento e a cooperação. O trabalho realizado por meio de projetos pedagógicos privilegia a relação com a criança, entendendo que na construção dessa relação o atendimento às suas necessidades é fator determinante para a qualidade do trabalho que se deseja realizar. Dessa forma, a criança desenvolve o aprendizado, possibilitando um processo de construção do conhecimento mais estimulante e motivador. A partir deste trabalho, as crianças são capazes de estabelecer relações, ampliar suas ideias sobre um assunto específico e buscar complementações nas diversas áreas do conhecimento, tornando-as capazes de fazer generalizações de ordens diversas, além de contribuir para formação de crianças curiosas e questionadoras. O professor é o facilitador de todo esse processo, propondo atividades para a construção do conhecimento e mediando as situações de aprendizagem. O conteúdo dos projetos é baseado nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, documento elaborado pelo MEC, tendo como base as expectativas para cada faixa etária e as características de cada grupo.
O inglês é uma língua de importância mundial, considerado um pré-requisito na vida moderna. Falar inglês abre inúmeras portas culturais, acadêmicas e profissionais. A aprendizagem ao longo da vida ao se utilizar uma segunda língua regularmente torna nossos cérebros mais ágeis e flexíveis e os ganhos são imensos. Falando mais línguas, também nos tornamos mais abertos a novas ideias e nos ligamos a outras culturas e ao mundo. Pesquisas apontam que a exposição de crianças a mais de uma língua desde cedo é muito positiva. Estas crianças desenvolvem a segunda língua e a utilizam como veículo de comunicação, forma de construção de conhecimento e também de obtenção de uma constituição cultural, social e econômica. Desta forma, o desenvolvimento linguístico e cognitivo ocorre simultaneamente e um apoia o outro. Através da imersão, nossos pequenos aprendem a segunda língua da mesma forma que aprendem a língua mãe, a partir de experiências significativas dentro do cotidiano e não apenas aprendem a falar o inglês, mas constroem uma relação de prazer com o idioma.
Vivenciar a cultura de seu país permite que a criança crie um sentimento de valorização de sua história, compreenda o contexto social em que está inserida e se desenvolva como cidadã. Na Step by Step, os aspectos de nossa cultura são socializados com nossos pequenos, contribuindo para que eles construam sua identidade cultural e sejam capazes de reconhecer e respeitar as diversas culturas com que poderão entrar em contato ao longo da vida. Nossas aulas de Cultura Brasileira são realizadas a partir de projetos que, além de valorizar as datas comemorativas de nosso país, ressaltam elementos da língua materna como as cantigas de roda, os gêneros literários, as parlendas, os trava-línguas, apresentando às crianças grandes autores da literatura infantil da língua portuguesa. As aulas de Cultura Brasileira desenvolvem habilidades como expressão verbal e gráfica, compreensão e interpretação de textos, leitura e escrita necessárias ao processo de letramento das crianças.
A Step by Step fundamenta seu trabalho nos Referenciais e Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Nosso objetivo é atender as necessidades da infância tais como a construção de uma autoestima positiva, o convívio em um ambiente seguro e acolhedor, o brincar como caminho para o desenvolvimento cognitivo, simbólico, cultural social, psicomotor e emocional. O trabalho é centrado nos eixos de Formação Pessoal e Social e de Conhecimento de Mundo, incluindo as áreas: Linguagem Oral e Escrita, Pensamento Lógico-matemático, Natureza e Sociedade, Identidade e Autonomia, Movimento, Música e Artes.
Para garantir um significativo processo de letramento na língua materna em equilíbrio com uma ampla produção oral na língua inglesa, a Step by Step oferece uma carga horária estendida para o Ensino Fundamental. Nossas turmas de 1º Ano funcionam em regime semi-integral. Por três vezes na semana, as crianças têm um período de permanência na escola prolongado em mais 4 horas, totalizando assim 8 horas diárias. Em um turno as crianças seguem o programa curricular proposto para a série em português, e no contraturno vivenciam o currículo proposto para o inglês. O programa voltado para o português enfatiza o processo de alfabetização, entendendo que a criança levanta hipóteses sobre a escrita a partir do repertório linguístico que tem maior contato. Dessa maneira, a criança que se alfabetiza primeiramente em uma só língua (no caso o português), transfere as descobertas que fez no código dessa língua matriz para outra que aprenda depois. O programa bilíngue para o Ensino Fundamental contempla um currículo baseado nas quatro habilidades linguísticas na língua inglesa: listening – speaking – reading – writing. Entre um turno e outro, as crianças seguem um programa nutricional saudável e adequado às suas necessidades. Assim, contam com o apoio de uma nutricionista, que as acompanha e planeja suas refeições semanalmente.
Na Step by Step as crianças são respeitadas em sua individualidade, aprendendo assim a conviver com seus pares, praticando valores como solidariedade e respeito às diferenças.
Rua Diogo Móia, 1031
(91) 3241-1022
contato@escolastepbystep.com.br