Sócio Construtivismo

A proposta pedagógica da Step by Step está fundamentada no Sócio Construtivismo que defende a participação ativa do indivíduo na construção de conhecimento. Nesta perspectiva, acreditamos que o trabalho a partir de projetos possibilita a criança vivenciar situações desafiadoras que estimulam o raciocínio, a elaboração de hipóteses, a integração entre diferentes áreas de conhecimento e a cooperação. O trabalho realizado por meio de projetos pedagógicos privilegia a relação com a criança, entendendo que na construção dessa relação o atendimento às suas necessidades é fator determinante para a qualidade do trabalho que se deseja realizar. Dessa forma, a criança desenvolve o aprendizado, possibilitando um processo de construção do conhecimento mais estimulante e motivador. A partir deste trabalho, as crianças são capazes de estabelecer relações, ampliar suas ideias sobre um assunto específico e buscar complementações nas diversas áreas do conhecimento, tornando-as capazes de fazer generalizações de ordens diversas, além de contribuir para formação de crianças curiosas e questionadoras. O professor é o facilitador de todo esse processo, propondo atividades para a construção do conhecimento e mediando as situações de aprendizagem. O conteúdo dos projetos é baseado nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, documento elaborado pelo MEC, tendo como base as expectativas para cada faixa etária e as características de cada grupo.